Economia do Futuro
Economia do Futuro
Biogás: a energia que vem dos resíduos
Um combustível que não só substitui aqueles de origem fóssil como também reduz emissões de metano para a atmosfera. É eficiente, fácil de armazenar, de transportar e cuja matéria-prima é abundante no Brasil. Eu estou falando do biogás, um combustível resultante do processo de decomposição de matéria orgânica, como o esgoto de cidades ou os resíduos de animais da pecuária. Ou seja: coisas que a gente considera lixo e não matéria-prima.
O Brasil já tem 850 plantas de produção de biogás. A maioria delas usa bactérias para tratar resíduos e gerar energia elétrica. Mas o biogás também pode ser usado para substituir o gás natural, o GLP (mais conhecido como gás de cozinha) ou mesmo o diesel em veículos do transporte pesado. O potencial do Brasil nessa área é gigantesco. Só no curto prazo, seria possível quase quadruplicar a atual produção. Uma estimativa do setor aponta que o biogás poderia substituir setenta por cento do diesel consumido na frota brasileira de veículos.
Para chegar lá, o país precisa vencer algumas barreiras tecnológicas e, principalmente, regulatórias. É sobre isso que eu converso neste episódio com Leidiane Ferronato Mariani, especialista em energias renováveis e fundadora da Amplum Biogás, empresa de cursos e consultoria na área. A Leidiane pesquisou a fundo o potencial do biogás no Brasil, como parte do projeto de pesquisa financiado pelo governo britânico em parceria com o governo brasileiro. Nesse episódio, ela compartilha os principais resultados do seu trabalho e aponta caminhos para o desenvolvimento desta fonte de energia renovável.
--
O EDF é publicado quinzenalmente às quintas. Para não perder nenhum episódio, siga este podcast no seu tocador. E para ajudar na sustentabilidade desse projeto, indique para um amigo.
www.economiadofuturo.headline.com.br