Ciência para não cientistas
Nosso objetivo é fomentar uma análise racional sobre política, religião e os desafios da sociedade atual. Enxergamos na razão e na ciência as principais armas contra a manipulação e as notícias falsas, que têm se espalhado não apenas nas eleições, mas também em momentos cruciais como a pandemia. Neste espaço, questionamos o senso comum e incentivamos uma visão crítica e fundamentada da realidade – afinal, ‘quando a esmola é demais, o santo desconfia’ é, no fundo, uma postura científica. It is science time!
Ciência para não cientistas
Deus e o movimento browniano: seria realmente possível Deus interferir na nossa dimensão sem nunca ser medido cientificamente?
Espírito ou Vento? – Os desafios da tradução bíblica
Neste episódio, investigamos o complexo problema de traduzir a palavra "espírito" na Bíblia, uma questão que levanta debates há séculos. Alguns tradutores sugerem que a melhor interpretação seria "vento", uma escolha que encontra eco na história da ciência. Até que Albert Einstein formulasse a teoria do movimento browniano, a existência de partículas invisíveis, como as do ar, não era amplamente aceita. Com isso em mente, exploramos a possibilidade de que os autores bíblicos talvez tenham confundido o vento com algo transcendental, vendo nele uma manifestação espiritual.
Episódio completo:
Seria Deus uma hipótese científica?
Audiolivro completo no Google Play: Seria a Bíblia um livro científico?