Conexão sapiens

Pessoas tóxicas # 14

Kald Abdallah Season 2 Episode 14

Send us a text

Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.

Podcast número 14 da fase inicial de síntese, área socialidade.

Pessoas tóxicas.

Oi, pessoal, muito bom estar de volta hoje no episódio 14.

Este é o terceiro episódio da área sobre socialidade, hoje eu conversarei a respeito de pessoas tóxicas. Uma rede social individual é caracterizada pela rede de conexões sociais que cada pessoa tem. Apesar de ser algo extremamente importante na vida de cada um, este é um conceito negligenciado e pouco discutido por todos. Durante os episódios da socialidade, eu buscarei definir exatamente o que eu quero dizer com rede social individual e por que você deve cultivar essa rede na sua jornada para uma vida plena. Identificar as pessoas que causam toxicidade na nossa rede social individual é algo que deve ser cultivado na forma como a gente pensa a nossa socialidade, criando o hábito de continuamente remover a toxicidade. A forma como eu irei pensar e discutir a identificação de pessoas tóxicas será diferente do habitual. Não acredito que cada um deva diagnosticar e ou criar uma narrativa de vilão e vítima. Hoje eu irei refletir e discutir como identificar pessoas tóxicas dentro da nossa rede social individual. Buscarei descrever uma metodologia, mas descritiva e objetiva, para que você possa avaliar os prós e os contras de cada indivíduo dentro da sua rede social. Também irei evitar de fazer recomendações categóricas. A maneira como eu gostaria de refletir a respeito deste problema procura olhar o efeito da pessoa toxica sob 3 perspectivas diferentes.

·       Impacto para você pessoalmente.

·       Impacto na rede social como um todo.

·       As características da pessoa que você considera potencialmente tóxica.

Por favor me enviem sugestões, críticas construtivas e perguntas. Me sigam no Instagram @kaldconexaosapiens e para concluir, caso você ache que este é um assunto que vale a pena, por favor espalhe essa notícia, tem um novo podcast - Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.

o Um grande abraço do Kald.

Conexão Sapiens: a ciência desvendando você.

Podcast número 14 da fase inicial de síntese, área socialidade.

Pessoas tóxicas.

Oi, pessoal, muito bom estar de volta hoje no episódio 14.

Este é o terceiro episódio da área sobre socialidade, hoje eu conversarei a respeito de pessoas tóxicas. Uma rede social individual é caracterizada pela rede de conexões sociais que cada pessoa tem. Apesar de ser algo extremamente importante na vida de cada um, este é um conceito negligenciado e pouco discutido por todos. Durante os episódios da socialidade, eu buscarei definir exatamente o que eu quero dizer com rede social individual e por que você deve cultivar essa rede na sua jornada para uma vida plena. Identificar as pessoas que causam toxicidade na nossa rede social individual é algo que deve ser cultivado na forma como a gente pensa a nossa socialidade, criando o hábito de continuamente remover a toxicidade. A forma como eu irei pensar e discutir a identificação de pessoas tóxicas será diferente do habitual. Não acredito que cada um deva diagnosticar e ou criar uma narrativa de vilão e vítima. Hoje eu irei refletir e discutir como identificar pessoas tóxicas dentro da nossa rede social individual. Buscarei descrever uma metodologia, mas descritiva e objetiva, para que você possa avaliar os prós e os contras de cada indivíduo dentro da sua rede social. Também irei evitar de fazer recomendações categóricas. A maneira como eu gostaria de refletir a respeito deste problema procura olhar o efeito de cada um na rede social individual sob 3 perspectivas diferentes.

·       Impacto de cada um traz para você pessoalmente.

·       Impacto que cada membro da sua rede social individual traz para a rede como um todo.

·       As características da pessoa que você considera potencialmente tóxica.

Impacto individual:

·       Como eu me sinto?

·       Qual o objetivo desta pessoa?

Impacto na sua rede social individual.

·       As ações desta pessoa cultivam uma rede social mais ampla?

·       Quais são as consequências do comportamento desta pessoa?

·       As ações dessa pessoa estimulam o diálogo e a reflexão?

o   Gera conflitos

o   Cultiva isolamento

o   Cultiva controle

Características da pessoa.

o   O comportamento é consistente e repetitivo?

o   Qual é a intenção?

§  Procura te isolar das outras pessoas

·       Sinais negativos de alerta

o   Uma visão de mundo enviesada e dogmática

o   Não tem autoconsciência

o   Sem empatia ou culpa

o   Manipulação

o   Gaslighting

o   Crítica e julgadora

o   Impulsiva

·       Sinais positivos:

o   Esta pessoa cultiva um ambiente de segurança psicológica tolerância e aceitação da diversidade e da perspectiva dos outros?

o   Curiosidade? Abertura para outras perspectivas?

o   Esta pessoa assume responsabilidade pelos erros e toma ações para remediar?

o   Essa pessoa te faz sentir confortável de se mostrar vulnerável?

o   Esta pessoa aprende e cresce com o tempo?

o   Esta pessoa muda de opinião e de posição?

A pessoa tóxica tende a ocupar o papel de vilão dentro da nossa narrativa, porém eu gostaria de te convidar a olhar para o problema de uma forma diferente. Na grande maioria das vezes, a pessoa tóxica é uma pessoa que sofre. A rede social individual de uma pessoa tóxica é frequentemente também doente, enquanto também há um fracasso individual do crescimento pessoal. Estas pessoas estão expostas ao risco de desespero humano muito maior na terceira parte da vida. Não irei discutir diagnósticos psicológicos específicos e acredito que algumas pessoas tóxicas merecem sim serem caracterizadas como os grandes vilões da estória, porém também acredito que estas sejam as exceções e não a regra.

Olhar para as pessoas tóxicas tomando uma iniciativa para que você seja protegido do efeito destas pessoas e ao mesmo tempo você as considere de uma forma respeitosa e com compaixão é um desafio grande. Principalmente porque frequentemente essas pessoas deixaram cicatrizes profundas em cada um de nós. Porém convido você a tentar, o perdão e a compaixão têm efeitos profundos dentro de nós mesmos e nos permite ficar livres da constante ruminação do passado. Porém também gostaria de deixar claro que ter compaixão e perdoar não significa aceitar abusos futuros, é perfeitamente aceitável na minha percepção você perdoar e olhar para a pessoa tóxica com compaixão e ao mesmo tempo se recusar a ver ou conversar com esta pessoa. Dizer basta, perdoando significa se libertar do passado e este é um exercício difícil e prolongado, porém os efeitos a longo prazo na qualidade da sua rede social individual serão extremamente positivos.

Esta reflexão a respeito da presença de pessoas tóxicas na nossa rede social individual não pode ser avaliada de forma leviana, isto requer uma análise e reflexão e frequentemente diálogo com pessoas que a gente confia. Cada um tem uma rede social individual única que deve ser cultivada como um jardim, talvez o primeiro passo seja remover a ervas daninhas que estão destruindo este jardim. Porém é importante perceber que qualquer decisão deve ser baseada em uma reflexão cuidadosa utilizando informações coletadas de forma sistemática e não baseadas em um impulso momentâneo. Refletir a respeito da qualidade da sua rede social individual deve ser uma constante na sua vida, isto pode ser um dos aspectos mais importantes da sua felicidade.